Como Vender pelo Whatsapp Todos os Dias

Tempo de leitura: 25 min

Junte-se AGORA à nossa lista VIP.

Entre para a nossa lista e receba conteúdos GRÁTIS e EXCLUSIVOS.

100% livre de spam.

Hoje Vender no Whatsapp é algo que se tornou muito popular entre os empreendedores principalmente quem possui um negócio online. Atualmente, cerca de 80% das empresas já estão utilizando esse ambiente de comunicação. Entretanto, à primeira vista, pareça somente uma plataforma de bate-papo entre amigos e familiares mais na verdade ela tem um enorme poder no momento das vendas acontecerem.

Neste artigo, pretendemos te mostrar o motivo pela qual você não deve desprezar o whatsapp na sua estratégia para alavancar suas vendas. Queremos dizer, que não se deve deixar de lado essa ferramenta independente de ter um negócio ou querer iniciar agora.

Estratégias de Como usar o Whatsapp para Vender

As estratégias de divulgação normalmente utilizam o Google para ranquear o seu site, usam e-mail marketing para encaminhar campanhas e as redes sociais para estabelecer uma relação com o público. Me responda, qual é a ferramenta que as pessoas estão usando diariamente para se comunicar?

Essa é a ideia Vender pelo Whatsapp.

A sugestão que deixamos é, ao invés de utilizar seu número de celular pessoal deve-se comprar um outro chip e utilizar uma conta do Whatsapp Business. Isso irá evitar misturar seus contatos pessoais com os profissionais. Embora a princípio não pareça um problema misturá-lo, com o tempo tudo indica que essa lista de contatos irá crescer e ficará mais complicado organizar.

Qual é a vantagem de vender no Whatsapp?

Na lista de contatos de e-mails, por exemplo, a taxa de abertura é em média de 15%. Pense comigo agora que, numa lista com 200 mil emails cadastradas, apenas 30 mil irão abrir o e-mail. É óbvio que entendemos que não é um número pequeno, mas comparado à quantidade de envios. A diferença é muita.

Uma das vantagem dessa ferramenta é que quase 100% das suas mensagens são visualizadas e o métrica de engajamento das pessoas com a interação aproxima-se dos 80%.

O que necessito saber para vender no Whatsapp?

1 – Lista de transmissão

Inicialmente precisará criar uma lista de transmissão das suas mensagens. Isso poupará o trabalho constante de digitar a mesma mensagem e enviar uma a uma para seus contatos capturados.

Criando uma lista a pessoa adiciona o número dos seus clientes e pode encaminhar a mensagem como se fosse uma conversa de grupos no Whatsapp. A única diferença é que, para seus clientes, eles receberão uma mensagem individual, como se a mensagem criada fosse direcionada especialmente para ele.

Outro ponto que devemos lembrar é que só quem receberá a mensagem são os clientes que já estão com o seu contato cadastrados na lista de contatos. Ou seja, não basta conseguir alguns números aleatórios de telefone para realizar a divulgação. Caso isso ocorra o whatsapp poderá caracterizar como spam e bloqueará a sua conta.

Para conseguir que o potencial cliente tenha seu número gravado, o objetivo inicial é no sentido de solicitar para ele adicionar seu contato para ser informado sobre as novidades, os descontos e falar com você sobre o produto ou serviço diretamente.

Divisão de listas de transmissão

Não vai adiantar colocar os clientes em diferentes etapas da compra na mesma lista de transmissão.Todo contato que tiver acesso ao whatsapp dele, devemos separar em pelo menos 02 listas: 

Uma lista de clientes que já conseguiram comprar e uma outra de pessoas que estão com interesse, mas que ainda não deram o passo inicial. Depois disso, conseguirá enviar mensagens distintas para alcançar esses públicos.

No entanto, sugiro que segmente o máximo possível essas listas para encaminhar conteúdos e promoções que despertem o interesse para cada cliente segundo o seu perfil. Pense que chato seria encaminhar uma promoção de lápis para uma pessoa que, na realidade, só usa caneta para escrever?

Por isso, quanto maior for o seu esforço em obter informações do seu cliente, será mais assertivo para enviar o conteúdo correto para ele.

2 – Envio de Mídias

A diversidade de mídias que pode ser enviado pelo Whatsapp é impressionante. Vejamos: Áudio, foto, vídeo, apresentação de Power Point e texto. Descubra o que funciona melhor para o seu segmento e execute, não se esqueça do gancho e da importância da qualidade. 

O gancho mental é o que despertará na pessoa a leitura da sua mensagem até o fim e a qualidade servirá de apoio nesse momento. Alguns textos com erros ortográficos, fotos baixa qualidade  e vídeos com barulho tem uma menor chance de funcionar e contribui para tirar a credibilidade da sua marca.

Lembrando que seus textos devem ser personalizados e passará a impressão de uma mensagens mais pessoal. Evite usar termos como: “Oi, gente”, “Vocês”, entre outros. Quando estiver em um grupo, utilize a maneira singular para vender pelo whatsapp.

como vender pelo whatsapp 2020

Como Vender pelo Whatsapp 2020

Quando aparecer um cliente interessado, você solicita  para ele falar através do whatsapp. Recomendo que envie um áudio ou grave um vídeo e concretize a venda pelo próprio whatsapp. Para vender do jeito certo no Whatsapp não esqueça que no momento de vender deverá se portar de forma profissional. Não pense que, pelo fato de ter o telefone do cliente, pode ultrapassar os limites nessa relação.

Imagine o seguinte: O que você pensaria se um vendedor chegasse te abordando pensando ser seu melhor amigo, utilizando gírias que não condizem com você e te ofertando produtos longe do seu interesse? Acredito que pensaria que esta é uma pessoa inconveniente e provavelmente até viesse a bloquear seu contato. Chegaria a conclusão que aquela conversa não teve valor algum.

Isso ocorre porque o potencial cliente não é esse amigo. Mesmo que ele venha demonstrar abertura para isso, é necessário compreender até onde você pode ir nessa comunicação, como direcionar esta conversa e quais os produtos estará ofertando a cada pessoa.É necessário entender a maneira correta de vender no Whatsapp para fazer desse processo algo regular e com capacidade de te gerar renda frequentemente.

Certamente conseguirá uma conversão satisfatória dos seus produtos e serviços, gerando um resultado financeiro adicional todos os dias.

As etapas abaixo se faz necessário para aumentar as suas vendas:

  • Trazer contatos de diversas plataformas para o seu whatsapp.
  • Criar uma relação com seu cliente em potencial para compreendê-lo melhor.
  • Utilizar os gatilhos mentais de forma correta para despertar o desejo do cliente.
  • Conversar com clientes que desejam realmente comprar de você.
  • Ver desde a abordagem inicial até o momento de informar o preço para o cliente.
  • Maneiras de melhorar as conversões.

Isso tudo baseado em casos de sucesso e inúmeros testes que conseguimos implementar durante esses anos de experiência com negócio digital.

Listamos alguns erros que você deve evitar ao vender pelo WhatsApp.

Como vimos até aqui, vender pelo whatsApp é totalmente possível e envolver seus clientes com esse aplicativo, contudo existem alguns erros comuns que devemos evitar para que o resultado esperado dessa estratégia não seja diferente do que se tem esperado.

1. Não fique tentando vender a todo momento.

Como sugestão deixamos o envio de conteúdos relevantes e interessantes. Devemos levar isso em consideração, afinal, ninguém deseja ser frequentemente bombardeado somente com propagandas.

Então, veja com cautela seu conteúdo quando você for enviar para seus contatos. Mesmo que o resultado final seja de vender através do whatsapp, seu potencial cliente precisa ter conhecimento de que você quer ajudá-lo nas soluções práticas do seu cotidiano.

Portanto, não tente somente realizar vendas o tempo inteiro. Preocupe-se em enviar mensagens com informações interessantes para as pessoas.

2. Evite enviar mensagens em massa.

Você já percebeu que não é agradável receber uma mensagem com textos enormes e a impressão que tem é que foram copiadas e enviadas para os contatos em geral, sem ter relação alguma com a pessoa que recebeu?

Essas mensagens em massa, sem personalização, não são recomendadas e nem interessantes para essa estratégia. Não estamos dizendo aqui para escrever uma mensagem totalmente diferente da outra, porque isso é difícil de fazer, principalmente se sua quantidade de clientes for alto.

Você pode e deve enviar exclusivamente conteúdos que interessem cada usuário. Mais uma vez, se você tem mais de um produto, necessita separar seus números de contatos de acordo com o interesse de cada um, para enviar apenas conteúdos relacionadas ao que eles esperam receber.

Além disso, não envie inúmeras mensagens no mesmo dia ou em sequência uma após a outra. Isso acaba incomodando a sua audiência e faz com que as pessoas venham bloquear seu número de contato.

3. Não rejeite os feedbacks  dos clientes.

Você necessita esta sempre atento aos feedbacks das pessoas com quem se relaciona no whatsapp. Verifique se elas têm alguma queixa a fazer ou algo a acrescentar e lembre-se de sempre responder as dúvidas que surgirem.

Esse aplicativo de comunicação é um canal direto de você com seu potencial cliente. Por isso, se você colocou como opção esse modelo de interação, necessita responder com frequência e estar disponível para usá-lo e não simplesmente para fazer vendas, mas também para se comunicar com sua audiência.

Além disso, tenha atenção à pessoas que solicitarem que você não envie mais mensagens e removê-las de possíveis listas de transmissão. Insistir no whatsapp marketing não é interessante com quem já demonstrou desinteresse por esse meio de comunicação.

4. Evite criar grupos.

Criar um grupo com os telefones de pessoas que provavelmente nem se comunicam ou conhecem é algo perigoso e devemos nos atentar no limite da confiança depositada. Vejamos, uma pessoa fornece o contato de telefone para você é porque ela deseja receber suas mensagens. No entanto, isso não quer dizer que ela tenha interesse que outras pessoas que também adquirem seus produtos ou serviços tenham acesso às informações dela.

Ao colocar pessoas desconhecidas no mesmo grupo, todos participantes têm acesso aos contatos das pessoas que estão no grupo.

Essa atitude faz com que seus clientes sintam-se expostos por você e provavelmente terão receios de comprar de você, porque no momento da compra precisará informar número do cartão e outras informações na sua página de vendas.

Afinal, se o contato telefônico ficou exposto, que garantia ele tem que não fará o mesmo com o número do cartão?

5. Não proceda de maneira inoportuna.

O whatsapp comercial devemos utilizá-lo exclusivamente para fins relacionados a seus serviços, marca ou produtos. Por isso, não aja como pessoas que envia correntes e mensagens pessoais para seus contatos comerciais.

Ressaltando mais uma vez: O conteúdo é tudo e é ele que motiva e cativa seus clientes. Por isso, não esqueça de ser sempre respeitoso e envie essencialmente informações relacionadas a seu negócio em específico.

O que VOCÊ me diz até aqui?

Já está preparado para VENDER pelo WhatsApp?

Não esqueça que além dessa maneira de aumentar suas vendas, existem várias outras formas de divulgar seu negócio.

Deixamos aqui um Ebook do Sebrae de Como Vender pelo Whatsapp em pdf.

vender pelo whatsapp pdf

Veremos Agora as Vantagens e Como Vender pelo Whatsapp Business.

Tem a versão comercial do aplicativo e perguntam com frequência como vender pelo whatsapp business.

Desenvolvido para facilitar a comunicação com os clientes e potenciais clientes, a versão do WhatsApp Business têm recursos bastante interessantes.

Vamos ver os recursos do WhatsApp Business para vender mais.

1 – Possui um Perfil para Empresa.

Quando concluir a instalação você deve em seguida criar o perfil para a sua empresa com as informações importantes como: segmento que atua, o endereço, o horário que funciona, e-mail e o site, caso tenha um. Não esqueça que as informações têm que estar completas, você não deve criar empecilhos para que o cliente consiga entrar em contato com você facilmente.

2 – Acesso a Estatísticas e Métricas de Análise.

Conseguir mensurar os resultados das nossas ações é muito Bom, não concorda?

Uma das funções e vantagens do whatsapp business é que tem acesso as estatísticas sobre as mensagens que foram enviadas, as mensagens entregues e as mensagens já lidas, estatísticas parecidas com àquelas que consegue avaliar em uma campanha de e-mail marketing.

Vamos ver o exemplo a seguir.

3 – Faça a separação do whatsapp pessoal do WhatsApp Business. 

Aliás, esse é uma das vantagens do WhatsApp Business, pois ele pode ser instalado junto com o WhatsApp tradicional, no mesmo aparelho, porém vinculados a números diferentes.

Assim, conseguirá separar a atividade profissional da pessoa, sem que essas duas áreas fiquem prejudicadas.

Atualmente o WhatsApp Business está disponível apenas para o sistema Android, e para instalar as 02 versões no mesmo aparelho você necessitará de um aparelho com 02 chips.

4 – Envie Mensagens Rápidas e configure respostas automáticas.

Crie mensagens padronizadas para ter agilidade no atendimento dos clientes. É possível configurar alguns padrões de mensagens para situações diversas, como boas-vindas, ou em situações de que o atendimento esteja indisponível em alguns momentos específicos, como fora do horário comercial.

5 – Crie etiquetas em função do seu Funil de Vendas

Para quem é vendedor, a boa novidade são as etiquetas, onde consegue marcar as mensagens e pessoas. A orientação que damos é a de criar as etiquetas identificando as etapas pelo nome do seu processo de vendas, e deixar marcado as conversas e os contatos para acompanhar todo o processo e a evolução de cada um dos potenciais clientes e leads.

6 – Utilizar o WhatsApp Business para aumentar as suas vendas

Procure o aplicativo e baixe agora e inicie a organizar e verificar as etapas que deve seguir das suas conversas para alavancar suas vendas.

Nós do Blog Vendas Online, a tecnologia é um dos alicerces para produzirmos mais e o resultado ser vendas. São inúmeras as ferramentas que nos ajudará a vender mais e melhor, acompanhe nossos artigos e fique sempre atualizado.

Essas informações ajudará você a fazer a divulgação de produtos e serviços pelo whatsapp de forma profissional.

Você que já tem um time de vendas confira essas 03 dicas importantes. 

1. Delegue quem ficará responsável pelo whatsApp.

Quando criar um meio de contato para os seus potenciais clientes tome cuidado para que ele seja bem  administrado. É necessário responsabilidade, pois certamente será um dos meios de comunicação mais assertivo para se relacionar com os seus clientes.

Por isso, defina com alguma antecedência quem terá permissão para utilizá-lo e qual será a forma mais eficaz de separar as tarefas.

2. Ficar Disponível para o atendimento.

O whatsapp atualmente é um dos meios de comunicação mais eficaz e com as melhores taxas de resultado, logo, esteja disponível online para atender em tempo a demanda dos clientes.

Saiba que um percentual das vendas são perdidas quando os atendentes ou vendedores não respondem o contato logo nos cinco minutos iniciais? Muita atenção nesse ponto!

3. Defina o propósito do seu canal de comunicação.

Exatamente. Como todo meio de comunicação, ele tem que ter um objetivo específico. Qual seu propósito ao criar essa conta? Ser utilizado como ouvidoria, grupo apenas para comunicação ou oferecer dicas? ou exclusivamente para fazer marketing e vendas? ou essas todas as opções, quem sabe?

Ao determinar isso, você agora precisa distribuir particularmente as atividades, para que não venham de perder no decorrer do dia, pois os potenciais clientes precisam obter a devida atenção.

vender pelo whatsapp business

Você quer realmente aprender como vender pelo whatsapp em 2020?

Então, continue lendo esse artigo que te mostrarei as estratégias que poderá implementar no seu negócio com o whatsapp em 2020.

Recomendamos assistir ao vídeo abaixo e ter acesso às dicas de como vender pelo whatsapp com Conrado Adolpho um grande especialista em marketing digital.

Confira as Orientações de Como Fazer uma Abordagem de Venda pelo Whatsapp.

Mesmo com todo essas informações citadas acima, é comum a dúvida de como realizar a primeira abordagem e qual a melhor forma de abordar um cliente via whatsapp.

A dificuldade inicial é realizar o primeiro contato onde naturalmente não existe uma abertura e não temos conhecimento de como está o humor de quem você está atendendo. 

Uma palavra errada provavelmente te deixará sem resposta ou será bloqueado.

Pensando nisso, elaboramos algumas  frases de abordagem de venda pelo whatsapp e dicas importantes para que você faça uma boa abertura para que a venda não tenha risco.

  • Modelo 1: Contato inicial depois de trocar o contato.

O passo inicial é não enviar de imediato uma mensagem extensa escrevendo tudo o que veio em mente. Iremos falar mais sobre isso a frente. Não esqueça que você está conversando com uma pessoa.

Chame a atenção do seu potencial cliente para conversar e somente depois introduza o assunto:

A abordagem inicial:

Bom dia! Sou [seu nome] e conversamos na [quando conversou], onde trocamos contato, tudo certo por aí?

Resposta provável:

Tudo bem! Lembro sim!

Abordagem no caso de ter conhecimento da dor do cliente:

Como havia falado para você, trabalho com [área de trabalho] e podemos ajudar a resolver a necessidade que você comentou comigo.

Abordagem para despertar as necessidades do cliente:

Estou com uma dúvida, o que você utiliza hoje para [incluir a dor que o produto soluciona]?

Assim que o cliente responder é o momento de entrar com o formato de vendas padrão.

  • Modelo 2: Recomendação de um amigo.

Uma situação muito comum é conversar com um amigo que recomenda alguém com uma dificuldade ou problema que seu negócio é capaz de solucionar.

Como em muitos casos, o interessante é criar um vínculo, demonstrando que existe algo em comum entre vocês dois. No exemplo de uma indicação esse vínculo é considerada relevante. Dificilmente alguém vai ser indiferente com o amigo indicado.

Abordagem inicial:

Bom dia [nome cliente], o [nosso amigo] passou seu contato. Me chamo [seu nome], tudo bem?

Resposta esperada:

Tudo sim, e por aí?

Abordagem de venda:

Por aqui tudo bem! Estava falando com o [nosso amigo] e ele comentou que estava precisando de ajuda no [problema a solucionar]. Tenho uma sugestão aqui para resolver esta situação, podemos agendar um horário para te apresentar?

Importante observação: Tenha a iniciativa de falar a hora e o dia da apresentação, não  deixe em aberto para o potencial cliente sugerir. Não deve existir impedimento a mais para marcar o compromisso.

  • Modelo 3: Abordar um lead com rapport pela imagem de perfil quando o whatsApp é a única maneira.

Antes de começar uma conversa com alguém onde não teve uma abordagem anterior, é importante tentar ter acesso ao cliente por outros canais antes de enviar uma mensagem, pedindo a permissão para começar este contato via whatsapp.

Caso a única forma seja o WhatsApp, a especialidade abaixo se aplica muito bem.

Rapport é uma técnica de conhecimento dos vendedores, porém eles ainda não compreenderam que é muito fácil executar o rapport para gerar ligação com pessoas novas com as mensagens de texto.

Esse método depende essencialmente do perfil do vendedor e dos clientes, mas no final apresenta resultados interessantes.

O foco aqui é simples: olhar a foto de perfil, caso esteja disponível, buscando alguma informação que consiga gerar um comentário engraçado e criar o vínculo com o cliente.

Busque por elementos como objetos pessoais, paisagens, viagens, moto, automóvel, filho ou algo que posso fazer um comentário, uma pergunta ou elogio. Vale fazer uma pesquisa nas redes sociais para ter noção de algumas preferências que possibilite essa abertura.

No exemplo, vamos supor que o contato que irá iniciar o diálogo tem uma foto na praia.

Abordagem inicial:

E aí [fulano] tudo certo? Sou da [empresa] e tive acesso ao seu contato aqui, tudo bem?

Resposta esperada:

Tudo bem sim. Eu encaminhei uma mensagem solicitando um orçamento para [produto ou serviço]. Você poderia me ajudar?

Exemplo no formato Rapport:

Rapaz, essa sua foto na praia fiquei com a maior saudade de Fortaleza. Onde tirou essa foto?

Resposta prevista:

Gostou?, isso foi em Maceió, tirei no final do ano passado.

Sequência do Rapport naturalmente:

Sempre desejei conhecer Maceió, mas fico com receio e acabo viajando para Fortaleza.

Resposta esperada:

Imagine, Maceió vale muito a pena! Você tem que conhecer!

Etapa final do Rapport:

Certo, vou incluir aqui na lista! Mas voltando ao assunto (produto), me fale um pouco mais sobre a sua dificuldade ou problema. O que você utiliza nesse momento para [dor a ser resolvida]?

Observação Relevante: é bem provável que o rapport seja rejeitado, caso o cliente não esteja num dia muito bom ou simplesmente não seja a abordagem correta para ele. Veja como interpretar o estado do cliente o quanto antes e conversar mais de maneira formal.

dicas para vender no whatsapp

Segue algumas dicas para utilizar na sua comunicação com o cliente.

Dica 1: Utilize emojis, mas não exagere.

Usar emojis é ótimo para criar uma conexão emocional. Sinais, sorrisos, referências visuais de objetos ajudam o vendedor a se conectar com o cliente.

Inicialmente numa abertura de conversa, emojis tem um papel importante no momento de causar o impacto e expectativa inicial.

Um alerta é importante, colocar muitos emojis pode tirar o foco da conversa e acabar passando a impressão de debochado ou infantil.

Dica 2: Tente evitar um número grande de blocos de textos pré-formatados.

Além de não contribuir com a conexão inicial, estes blocos deixa evidente que a mensagem está padronizada ou que o vendedor não teve o trabalho de abordar um assunto, colocou um grupo de informações na tela ao invés de iniciar naturalmente uma conversa.

Uma diálogo eficiente vai exigir alguns passos, que normalmente são: 

  • A apresentação.
  • Uma conexão por referência, seja de amigos, contatos, eventos e outros.
  • Ter uma resposta positiva de interação do cliente.
  • Iniciar a abordagem do assunto de vendas.

É muito importante ter a atenção do cliente conquistada antes de iniciar a falar de negócio. Semelhante a ligação por telefone, se você falar tudo o que está em mente antes de existir ter uma resposta positivo, a mensagem provavelmente será rejeitada antes mesmo de ser entendida.

Dica 3: Registre toda a conversa do WhatsApp no CRM.

Explicação CRM: É a sigla para Customer Relationship Management traduzindo para o português é a Gestão de Relacionamento com o Cliente e representa os processos, estratégias de negócio, softwares ou mesmo o objetivo de gerenciar a relação com os clientes para deixar satisfeito, contribuindo para reduzir os custos e aumentar a qualidade e o faturamento.

Sendo um ambiente mais informal que muitas vezes o whatsapp representa, é normal vendedores não lembrar que essa comunicação será importante mais na frente.

Informação que não estão no CRM é o motivo de inúmeros prejuízos a equipe de vendas. Exemplos de conversas desencontradas, até parcerias não contabilizadas e que serão futuramente cobradas, inúmeras vendas são perdidas por alguns detalhes que estão de fora do sistema.

Como realizamos vendas? É com o auxílio do script de vendas pelo whatsapp.

Com acesso a um bom script de vendas fará toda diferença no atendimento por WhatsApp.

Diante disso, já imaginou em criar um script de vendas para facilitar a oferta de seus serviços e produtos através do whatsapp?

A verdade é que um script de vendas servirá de roteiro para manter uma postura correta no momento de se comunicar com seu cliente.

Existe quem pensa que essa informação é direcionada apenas para quem está no ramo de telemarketing ou vendas direta na rua, mas pode ser adaptado para todos os modelos de negócios.

Ao gerar esse documento, é possível perceber de uma forma mais ampla os passos realizados no momento da abordagem do cliente até a conclusão da venda e fidelização do mesmo. Já sabendo o que fazer em cada processo, a fase de relacionamento fica mais qualificada e otimizada.

Por que devo usar um script de vendas no WhatsApp?

Para se ter uma ideia do poder do WhatsApp, um levantamento realizado pela SPC Brasil, em parceria com a CNDL, nomeado como Consumo por meio de aplicativos, divulgou que 59% dos brasileiros com acesso à internet já utilizaram o aplicativo para comprar algo. E 39% recorreram ao aplicativo para se comunicar com a loja durante a etapa de compra.

Com a quantidade de pessoas apostando no whatsapp para realizar as vendas de produtos e serviços, montar um bom script de vendas e a abordagem ficar caprichada, no atendimento e na fidelização podem ser medidas cruciais para se diferenciar da concorrência.

Diante de tantas informações, não podemos utilizar esse aplicativo de qualquer jeito, certo?, Por isso, é extremamente importante criar um bom script de vendas para realizar um atendimento diferenciado na sua venda.

Confira as Dicas de Como Montar um Script de Vendas no WhatsApp.

O documento que pode ser modificado a qualquer momento nomeamos de script de vendas. Isso porque, conforme a relação com o potencial cliente vai acontecendo, estratégias novas de abordagem vai se formando.

Seguem as dicas de como montar o seu script de vendas e melhorar o desempenho do seu atendimento pelo WhatsApp:

1 – Mensagem de boas vindas.

Você já percebeu que a maioria dos formulários de whatsapp que você tem acesso na internet já tem um texto padrão formatado da loja saudando o cliente e já se colocando à disposição, percebeu? Não menospreze este tipo de mensagem, pois é uma forma cordial de começar uma conversa com o potencial cliente.

2 – FAQ

A seção FAQ – Perguntas Mais Frequentes torna o atendimento mais ágil e não deixa o cliente aguardando por um período longo uma informação que pode ser simples de responder. Dessa maneira, você pode criar uma lista com as perguntas mais frequentes e utilizar até um chatbot para realizar esse contato inicial.

3 – Perguntas de qualificação

Alguns tipos de questionamentos podem auxiliar você a identificar o quão interessado o cliente está. Perguntar quais os produtos ou, por exemplo, preferência de cor é uma delas. Dessa maneira, é possível gerar listas de leads para fazer abordagens diferenciadas para atrair, realizar a divulgação de promoções, retomar um contato ou para fidelização do cliente.

4 – Invista nos gatilhos mentais

Você tem conhecimento sobre os gatilhos mentais? São termos estratégicas utilizados para persuadir uma pessoa a realizar determinada ação. No nosso caso, eles servirão para auxiliar você efetuar a venda. Entre os diversos gatilhos mentais os mais comuns são:

– Escassez – Ex: está acabando.

– Urgência Ex: Termina hoje.

– Prova Social Ex: Mais de mil pessoas já comprovaram a qualidade.

5 – Respostas de objeção

É importante identificar as possíveis objeções que o cliente poderá ter. No exemplo: O produto é mais caro? O frete não atrai? A concorrência oferece um produto com mais funcionalidades? Imagine os pontos fracos e já veja as respostas criadas para responder os questionamentos de maneira rápida e qualificada, realizando a devida atenção e retenção para o fechamento da venda.

6 – Deixe  a porta aberta frequentemente

Fazendo o fechamento ou não da venda é super importante que a comunicação não se feche por completo. Quem comprou algum produto ou serviço necessita ser abastecido com promoções e novidades. Quem não comprou, deve ser abordado em outros momentos oportunos, para que naturalmente venha a se tornar um cliente futuramente.

7 – Ir além do texto

No momento de atrair, converter e fidelizar um cliente, utilize os recursos disponíveis que o whatsapp permitir. Invista em gifs atraentes, imagens de qualidade dos produtos e vídeos para fazer a divulgação da sua empresa. As informações devem ser visual e criativa, isso vai gerar mais engajamento. E provavelmente esse comportamento irá gerar novas vendas.

Separamos um exemplo bem específico de como vender cosméticos através do whatsapp.

estrategias vender cosmeticos

Então, qual a melhor forma de vender cosméticos?

Esse é um mercado que a algum tempo vem crescendo bastante, quase não é afetada pela crise.

Muitas perguntas chegam do tipo: Gostaria de saber como vender cosméticos pelo Whatsapp, como posso fazer? Me fale umas dicas para vender mais através do whatsapp.

Listamos 07 passos simples para implementar, se você vende produtos das empresas Natura, Boticário, Avon, Hinode, Eudora ou qualquer outro tipo de cosméticos, aplicando essas técnicas a probabilidade de vender mais pelo WhatsApp aumenta.

1º – FAÇA SUAS LISTAS DE TRANSMISSÃO.

2º – CRIE GRUPOS DE CONSÓRCIO NO WHATSAPP.

3º – PRODUZA VÍDEOS DOS SEUS PRODUTOS.

4º  – SOLICITE INDICAÇÕES E OFEREÇA RECOMPENSAS!

5º – UTILIZE OS GATILHOS MENTAIS PARA WHATSAPP NAS MENSAGENS PRA LISTA.

6º PASSO COMO VENDER COSMETICOS PELO WHATSAPP: CARTÃO FIDELIDADE PARA WHATSAPP

7º – ORGANIZE CRIANDO ETIQUETAS PARA FUTURAS COMPRAS

No vídeo abaixo temos em detalhes de como aplicar os 07 passos mencionados acima.

Outra grande novidade que o whatsapp business liberou foi a opção de criar catálogos de produtos.

APRENDA COMO CRIAR CATÁLOGO DE PRODUTOS PARA VENDER NO WHATSAPP

Agora é possível adicionar seus produtos na plataforma e divulgá-los com mais facilidade. 

Vamos Aprender Como Cadastrar o seu Catálogo de Produtos no Vídeo Abaixo.

Deixamos como sugestão abaixo o Integrazap e com essa ferramenta Você vai transformar seu site, loja virtual, seu instagram ou facebook em uma máquina de vendas pelo whatsapp.

Venda pelo WhatsApp no Integrazap

CLIQUE AQUI E ACESSE 15 DIAS GRÁTIS

Espero que nosso artigo acima tenha ajudado você a melhorar seu atendimento e suas vendas pelo WhatsApp!

INFORMAÇÕES SOBRE O ARTIGO
Como Vender pelo Whatsapp Todos os Dias
Artigo
Como Vender pelo Whatsapp Todos os Dias
Descrição do Artigo
Hoje Vender no Whatsapp é algo que se tornou muito popular entre os empreendedores principalmente quem possui um negócio online. Atualmente, cerca de 80% das empresas já estão utilizando esse ambiente de comunicação.
Autor

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


17 Comentários

  • Vender no Zap disse:

    Método excelente!!

    1. vendasonlinebrasil disse:

      Olá, oriento a utilizar esse método. Excelente canal para se comunicar e realizar uma abordagem. As pessoas utilizam o whatsapp diariamente e por motivos diversos.

  • Marcos Oliveira disse:

    Transforme o Whatsapp em uma Máquina de vendas! Venda qualquer produto ou serviço para qualquer pessoa. Tenha muito mais clientes e faturamento!

    1. vendasonlinebrasil disse:

      Verdade! Com essas estratégias acima e as ferramentas certas o resultado é inevitável. Sucesso!

  • Daniel disse:

    Oi vendas online br, tudo jóia? Quer vender qualquer produto
    ou serviço na internet?

    1. vendasonlinebrasil disse:

      Olá Daniel, Sim! Nós temos como objetivo também está sugerindo produtos e serviços para atender as necessidades especificas dos nossos visitantes. Confira as informações sobre nossas parcerias. Acesse https://vendasonlinebrasil.com/sobre

  • Julian disse:

    Os modos de renda estão mudando e temos que acompanhar se não acabaremos ficando pra trás.

    1. vendasonlinebrasil disse:

      Olá Julian, a sua afirmação é uma verdade. Diante das novas tecnologias e meios de comunicação devemos nos adaptar rapidamente e adequar o nosso negócio, tendo como consequência o aumento da nossa renda.

  • Rafael disse:

    Parabéns pelo conteúdo, até agora não me adaptei em vender pelo whatsapp, mais depois das suas aulas vou colocar em prática, obrigado.

    1. vendasonlinebrasil disse:

      Olá Rafael! Recomendo que continue tentando. Adquira nossos conhecimentos e coloque em prática. O resultado virá. Sucesso!

  • Fabi disse:

    O mundo está mudando, segui suas dicas e estou vendendo bem mais no mercado livre.

    1. vendasonlinebrasil disse:

      Olá Fabi. Parabéns pela aplicação do conhecimento adquirido, continue nesse caminho. Continuaremos a publicar artigos que venha ajudar aos nossos visitantes nos seus negócios ou informando novas oportunidades de conhecimentos ou negócios. Abraço.

  • Gil Sanros disse:

    Vender no whatzapp é ótimo por que nós criamos lista de transmissão. Bom conteúdo

    1. vendasonlinebrasil disse:

      Olá Gil

      No Whatsapp encontramos diversos recursos que nos auxilia na hora da venda. Fique conosco porque estaremos publicando artigos interessantes e relevantes. Abraços!

  • Zarb disse:

    Acredito que muita coisa mudou depois da pandemia. A forma como podemos chegar aos clientes de um jeito que concretizemos uma relação comercial foi uma delas.

  • Nathalia disse:

    Conteúdo muito legal e interessante!

    1. vendasonlinebrasil disse:

      Olá Nathalia. Obrigado!

  • Junte-se AGORA à nossa lista VIP.

    Entre para a nossa lista e receba conteúdos GRÁTIS e EXCLUSIVOS.

    100% livre de spam.

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Importante: Para nos adaptarmos as suas preferências e melhorarmos nossos serviços, analisamos seus hábitos de navegação neste site por meio de cookies.
    Criado por WP RGPD Pro
    Enviar Mensagem.
    Estamos Online Agora!